sexta-feira, outubro 07, 2011

Espanhóis da Andaluzia confirmam presença no novo protesto contra as portagens na Via do Infante

  Os espanhóis da Andaluzia, particularmente da Província de Huelva, confirmaram a sua presença no protesto contra as portagens na Via do Infante, que vai ter lugar no próximo sábado, dia 8 de outubro, por todo o Algarve, na EN 125 e na A22, num percurso de mais de 120 quilómetros.
A chefiar a delegação espanhola  estará o Alcaide de Ayamonte, revelou hoje a CUVI – Comissão de Utentes da Via do Infante.
Os espanhóis partirão da Rotunda do Polígono Industrial (perto da Ponte Internacional do Guadiana), em Ayamonte, às 14h30 (hora espanhola), chegando à Rotunda do Infante, em Altura, pelas 14h00 portuguesas, incorporando-se na marcha lenta a caminho do Parque das Cidades, em Faro.
A CUVI defende que «a imposição de portagens na Via do Infante irá provocar não só uma calamidade económica e social no Algarve, já a viver uma das suas maiores crises, mas igualmente irá afetar negativamente o tecido social e económico da nossa vizinha Andaluzia».
Por isso mesmo, acrescenta a Comissão, «ultimamente os nossos vizinhos andaluzes têm empreendido diversas iniciativas e aprovado muitas resoluções, tanto no Parlamento de Andaluzia e Deputação Provincial de Huelva, como em muitos Ayuntamentos da região, os últimos dos quais em Cartaya e Punta Umbria».
A grande marcha de protesto de dia 8 de outubro, organizada pela Comissão de Utentes da Via do Infante, Grupo Algarve (Facebook) – Portagens na A22 Não, CFC – Movimento Com Faro no Coração e Moto-Clube de Faro, recebeu o apoio da União dos Sindicatos do Algarve (CGTP), que também irá mobilizar as suas estruturas na região.
A marcha lenta envolvendo diversos tipos de viaturas, como carros ligeiros, motas e veículos pesados , está marcada para o próximo dia 8 de outubro (aniversário da 1ª marcha lenta em 2010), entre as 14h00 e as 20h00, numa extensão de mais de 120 quilómetros, envolvendo a EN 125 e a Via do Infante.
Haverá quatro pontos principais de partida: Altura (Castro Marim) – junto à rotunda do Restaurante “O Infante”, na EN 125, pelas 14h00; Portimão, no Parque das Feiras, pelas 14h30; Tavira, rotunda dos Moinhos, (acesso à Via do Infante), pelas 15h00; e Albufeira, em Valparaíso, pelas 15h00.
Todo este movimento irá confluir para o Parque das Cidades (Estádio do Algarve), daqui arrancando pelas 16h00 a caminho de Faro, passando pelo Patacão, rotunda do aeroporto, rotunda do Fórum Algarve e rotunda do Teatro Municipal, estando prevista uma grande concentração final do protesto frente ao Fórum, entre as 17h00 e as 18h00.
A Comissão de Utentes da Via do Infante apela a «todos os utentes, entidades e cidadãos em geral, particularmente do Algarve, para que dia 8 mostrem a sua indignação contra a injustiça e a arbitrariedade, participando na grande movimentação social que constitui a luta contra as portagens na Via do Infante».
In Sul Informação

0 comentários: