quinta-feira, outubro 20, 2011

Grécia: greve total e manifestação gigante

Indústria, comércio e serviços públicos pararam totalmente. Transportes amanheceram paralisados e só voltaram a funcionar para transportar os grevistas para as manifestações.
A manifestação já é o maior êxito entre todos os protestos organizados desde o início da asuteridade. Foto de EPA/ALEXANDROS VLACHOS
A Grécia amanheceu totalmente paralisada no primeiro dia de greve geral de 48 horas contra o novo pacote de medidas de austeridade que deverá ser votado na quinta-feira pelo Parlamento.
Indústria, ensino, bancos, ministérios e serviços públicos estão paralisados, assim como os museus e sítios arqueológicos. Postos de gasolina, farmácias, padarias, comércio estão encerrados. Os advogados, os funcionários das Finanças e Alfândegas continuam em greve até sexta-feira. Os taxistas, protagonistas de muitos protestos, também aderiram à greve.
Os controladores aéreos anunciaram que a sua participação na greve será de 12 horas.
Transportes voltaram a funcionar para facilitar acesso às manifestações
Os transportes amanheceram totalmente paralisados. Mas, a partir das 9 horas, por decisão dso grevistas, voltaram a funcionar para facilitar a deslocação dos gregos para as manifestações nas principais cidades. Em Atenas, assim reuniram-se milhares de grevistas que se concentraram em frente ao Parlamento. Segundo a polícia, a manifestação está a reunir 125 mil pessoas, mas os sindicalistas afirmam serem muito mais. Segundo o diário El País, a manifestação já é o maior êxito entre todos os protestos organizados desde o início da asuteridade. Esta é a sexta greve geral realizada este ano.
O novo pacote de medidas de austeridade inclui mais cortes de salários e pensões, mais impostos, e também despedimentos de funcionários públicos.
Esquerda.net

0 comentários: