segunda-feira, outubro 10, 2011

Marcha lenta anti-portagens também é notícia em Espanha

  Transportadores da região de Huelva, bem como representantes políticos de Ayamonte, participaram no sábado na manifestação convocada pela Comissão de Utentes da Via do Infante contra as portagens na A22.
A marcha lenta, segundo o jornal online www.odielinformacion.es, contou com a participação do alcaide de Ayamonte, Antonio Rodríguez Castillo (PSOE), assim como dos restantes grupos políticos, apoiados pela Federação Nacional de Associações de Transportes de Espanha (Fenadismer) e da União Cooperativas de Transportes (Ucotrans).
O secretário geral da Fenadismer, Juan Antonio Millán, em declarações ao Europa Press, afirmou o seu «mais enérgico protesto» contra a imposição de portagens na A22, e recordou que os transportadores espanhóis já manifestaram à Europa o seu protesto contra qualquer aumento de custo de uma infraestrutura, «chame-se ele portagem ou eurovinhetas».
Em editorial, o Odiel Informacion escreveu que as portagens irão «afetar o transporte de mercadorias, o comércio e, sobretudo, o turismo, um dos setores que conseguiu subir precisamente graças às facilidades de deslocação que oferecia a nova autoestrada que ligava Ayamonte e Vila Real de Santo António».
«Este agravamento pode significar que tanto os onubenses como os cidadãos e turistas do Algarve se verão obrigados a modificar os seus destinos, com as repercussões negativas que isso provocará nos municípios fronteiriços situados em ambos os lados do Guadiana», continua o editorial do jornal andaluz.
«Nestes momentos económicos tão delicados, não parece justificada esta portagem, sobretudo porque a alternativa gratuita que existe por estrada é utilizar a Nacional 125, que liga Castro Marim a Sagres, mas esta via regista um dos maiores índices de perigosidade e, para mais, durante os meses de verão, tornaria a suportar mais tráfego que o que pode».
«Tanto a Junta de Andalucía como o Governo central [de Espanha] deveriam atuar em uníssono para expressar perante a UE uma queixa formal pela imposição desta portagem que tanto pode prejudicar esta província [de Huelva]», conclui o editorial.

Leia a notícia completa aqui:
Masiva protesta en Faro
www.odielinformacion.es/index.php/component/k2/item/4513-masiva-protesta-en-faro
Leia o editoral aqui:
Nueva protesta contra el peaje de la autovía del Algarve
http://www.odielinformacion.es/index.php/component/k2/item/4551-nueva-protesta-contra-el-peaje-de-la-autov%C3%ADa-del-algarve

0 comentários: