quinta-feira, dezembro 25, 2008

Professora ameaçada com arma de plástico numa sala de aula do Agrupamento Vertical do Cerco, no Porto


Um filme, colhido por telemóvel, sobre uma alegada brincadeira, simulando intimidação de uma professora com uma arma de plástico e gestos agressivos, estragou as férias de uma turma do Agrupamento Vertical do Cerco do Porto.
Amanhã, a presidente do Conselho Executivo vai chamar os alunos à escola e abrir um procedimento de inquérito, por causa de um incidente disciplinar que teria sido "resolvido" internamente se não tivessem sido captadas e imagens que circulam na internet.
Colhida de surpresa, a responsável, Ludovina Costa, não conteve a interjeição "Que chatice!", quando se deu conta da "gravidade" e da "irresponsabilidade" do caso.
Não tivesse galgado os muros da escola, situada numa zona socialmente problemática, o episódio morreria como "uma brincadeira de fim-de-período que mais ou menos toda a gente fez". No filme, de 31 segundos, em aparente "galhofa", um grupo de alunos de uma turma de ensino tecnológico/desporto do 11.º ano exige à professora de Psicologia a atribuição de nota positiva - caso estranho, pois as notas não são más. Um deles toca a nuca da docente com uma pistola de plástico quando está sentada, mantendo-a apontada com ela de pé. Depois, outro aluno toma a "arma".
A professora reage com calma, aparentemente familizarizada com o comportamento. "São 12 alunos normais e simpáticos, dos quais todos os professores gostam, e que se dão muito bem com a professora, que também é muito brincalhona", explica Ludovina Costa.
A certa altura a docente pretende pôr cobro à situação. "Estou a avisar!", diz várias vezes, "Vou-me embora!". Mas a cena mantém-se e ela, depois de tentar usar o telefone, faz menção de sair. No final do filme: "Vou marcar falta disciplinar a todos". E sai.
Seguida pelos alunos, a professora dirigiu-se então à directora de turma. "Vê lá tu o que estes malucos fizeram - apontaram-me uma pistola e não me deixaram acabar o que estava a fazer", narra a presidente do Executivo, que estava presente. "Ó professora, desculpe, sabe que somos uns brincalhões", justificou-se um aluno.
"Repreendi-os. Disse-lhes que tivessem cuidado com estas brincadeiras, ainda por cima com a imagem negativa da zona", conta Ludovina. Mas o pior, diz, é que agora "vai ter que actuar por causa de uma irresponsabilidade" -a tomada e divulgação de imagens. E desabafa: "Estou desolada porque são uns miúdos simpáticos, toda a gente gosta deles, a turma não tem problemas disciplinares e há poucas negativas. Mesmo na disciplina daquela professora (Psicologia), só há uma - um 9!"
Veja aqui o vídeo.
Comentário
A tranquilidade com que a PCE reage ao acontecimento é digna de nota. Caso não houvesse filme, o incidente não teria existido. Seria visto como uma coisa quase normal. Uma brincadeira de alunos simpáticos e irreverentes. Afinal, só há uma negativa a Psicologia. Uma? Ainda uma? Não será demais? Mas há que reconhecer: deve ser extremamente difícil ser PCE no Agrupamento Vertical do Cerco. E ser professor também não será fácil.
ProfAvaliação

0 comentários: