sexta-feira, dezembro 12, 2008


Proposta apresentada pela Plataforma ao ME
Solução transitória de Avaliação para 2008/2009 e abertura de processo negocial de revisão do ECD (documento entregue à Ministra no dia 11 de Dezembro, em Lisboa)


Jornada de reflexão e luta a 13 de Janeiro



Plataforma lança Manifesto/Abaixo-Assinado pela suspensão do modelo de avaliação imposto pelo Governo
Na reunião desta quinta-feira, dia 11, "o ME não aceitou um único dos ítens" da proposta apresentada pelos Sindicatos
Plataforma lança Manifesto/Abaixo-Assinado pela suspensão do modelo de avaliação imposto pelo Governo

"Perante a intransigência do ME em aplicar um modelo de avaliação que interfere negativamente no funcionamento das escolas, no desempenho dos professores, logo, nas aprendizagens dos alunos", a Plataforma Sindical lança a partir de agora um Manifesto que vai recolher, apenas numa semana, um número recorde de assinaturas. "Será, estamos certos, o maior abaixo-assinado de sempre na Educação", garantiu Mário Nogueira na conferência de imprensa (foto) realizada pela Plataforma, meia hora depois de ter terminado a reunião com os responsáveis políticos do ME, esta quinta-feira, dia11, em Lisboa. O Manifesto, com as assinaturas, será entregue no ME no próximo dia 22 de Dezembro (segunda-feira).
No breve texto que acompanha este Abaixo-Assinado, é reiterada a exigência da suspensão do modelo burocrático do ME, a negociação de uma solução transitória para este ano e a revisão do ECD, a partir de Janeiro de 2009, "no sentido de substituir o actual modelo de avaliação e eliminar a divisão da carreira docente nas categorias de "professor" e "professor titular".
Nesta reunião, que se pensava ser negocial, a Ministra da Educação, que esteve acompanhada dos dois secretários de Estado, "não aceitou um único dos ítens" da proposta de solução transitória de avaliação para o ano em curso, apresentada pela Plataforma. Os representantes dos educadores e professores, apesar da postura inflexível do Ministério, lançaram a proposta de abertura de um processo negocial de revisão do ECD, e sublinharam, pela voz de Mário Nogueira, que "é inesgotável a nossa vontade de negociar"."A luta nas escolas" e a rápida recolha de assinaturas de apoio ao Manifesto agora lançado pela Plataforma são tarefas fundamentais nestes dias que vivemos, como realçou o dirigente sindical./ JPO


À intimidação, os professores respondem com firmeza
Nota do Secretariado Nacional da FENPROF, 10/12/2008

Os professores vão, uma vez mais, dar o rosto e mostrar neste dia 11, das formas que considerem mais adequadas a cada escola, que a razão continua do seu lado. Que continuam unidos e sem medo das ameaças, veladas ou não, que todos os dias lhes dirigem. Que querem ser avaliados sim, mas nunca por tão nefasto modelo. E os Sindicatos, na reunião com o ME, saberão assumir o sentir dos professores.


ME tenta "desviar" a atenção para matérias que não estão "em cima da mesa"
Nota de imprensa do SN da FENPROF de 9/12/2008


Pela suspensão da actual avaliação de desempenho dos docentes
Proposta de tomada de posição para ser aprovada no dia 11 de Dezembro, quinta-feira
Pela suspensão da actual avaliação de desempenho dos docentes

Não se trata de um texto-tipo, mas de um texto-base que poderá ser usado sem qualquer alteração, mas também poderá ser adaptado, alterado, aumentado... O que interessa é que o maior número de posições possível seja enviado ao ME já neste dia 11. Quanto à forma de aprovação, tanto pode ser por votação em reunião, como na sala de professores, no intervalo, ou subscrito ao longo do dia pelos professores. Fica ao critério de cada escola, que optará pela forma que considerar a mais adequada, expedita e que, no prazo de um dia de trabalho envolva mais professores.


[ler mais]
Fenprof

0 comentários: