terça-feira, novembro 23, 2010

Grande Mobilização para a Greve Geral

CGTP e UGT estão confiantes numa forte participação dos trabalhadores na Greve Geral. Nos transportes colectivos prevê-se grande adesão. A esmagadora maioria dos voos serão cancelados.
Foto de Paulete Matos
Foto de Paulete Matos
A partir da meia noite começa a Greve Geral convocada pela CGTP e pela UGT em protesto contra os pacotes de austeridade e de cortes nos salários e nos apoios sociais. Ambas as centrais esperam uma forte mobilização, apesar das ameaças que se fazem sentir sobre os trabalhadores e de cerca 30% dos trabalhadores terem contratos precários.
No sector de transportes, prevê-se que Metro de Lisboa e Transtejo estejam totalmente parados. Em relação ao caminho de ferro, apesar do tribunal arbitral ter decidido para a CP serviços mínimos excessivos e que não respeitam o direito à greve, espera-se grande adesão à greve por parte dos ferroviários e os serviços mínimos, mesmo que acatados, poderão não funcionar devido às paralisações na Refer, que cuida da gestão das linhas.
Nos transportes aéreos, a greve geral deverá ter grande adesão dos trabalhadores da TAP e dos trabalhadores dos aeroportos, obrigando a que sejam cancelados a esmagadora maioria dos voos.
Na função pública espera-se uma elevada adesão, levando ao encerramento de muitos serviços, centros de saúde e escolas.
No parque industrial da Autoeuropa, as comissões de trabalhadores prevêem uma grande adesão e a paralisação da produção.
Na Faculdade de Letras do Porto, um plenário de estudantes, professores e funcionários decidiu convocar um piquete para o dia da Greve Geral a partir das sete horas da manhã.
Esquerda.net

0 comentários: