Marrocos destrói acampamento, saharauís protestam em El Aiún
Forças militares de Marrocos atacaram e destruíram hoje o Acampamento da Liberdade. Segundo a Frente Polisario, há 13 mortos confirmados. Os confrontos prosseguem na cidade de El Aiún. Aminetu Haidar que se encontra em Portugal acusou o governo marroquino de “massacrar o povo saharauí”.
Protestos em El Aiún - 8 de Novembro de 2010
Em El Aiún, jovens saharauís, impedidos pelas forças marroquinas de se dirigirem ao acampamento, iniciaram uma autêntica intifada, erguendo barricadas, atirando pedras às forças ocupantes e queimando pneus e automóveis.
Os confrontos prosseguem e, segundo as últimas notícias, a sede da TV regional de El Aiún está a arder, assim como os edifícios dos Correios e da administração do distrito de Bucraa.
Durante esta semana estará em Portugal a activista saharauí Aminetu Haidar, que nesta segunda feira participará numa sessão de informação em Lisboa, no Terraço do Graal (Av. Luciano Cordeiro, 24-6º) às 17.30, na terça feira receberá em Coimbra a Medalha da Universidade às 12h na Biblioteca Joanina, e na quarta feira realizará em Lisboa uma sessão pública com debate, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade pelas 18.30h. (Ver agenda)
0 comentários:
Enviar um comentário