domingo, novembro 28, 2010

Milhares de manifestantes em Roma contra medidas de austeridade

Milhares de manifestantes responderam ao apelo da Confederação Geral Italiana do Trabalho e desfilaram pelas ruas de Roma em protesto contra a política económica de Berlusconi.
A manifestação convocada pela Confederação Geral Italiana do Trabalho teve como lema “O futuro é dos jovens e do trabalho: mais direitos e mais democracia”: Foto do portal Diário Liberdade.
A manifestação convocada pela Confederação Geral Italiana do Trabalho teve como lema “O futuro é dos jovens e do trabalho: mais direitos e mais democracia”: Foto do portal Diário Liberdade.
Segundo o lema “ O futuro é dos jovens e do trabalho: mais direitos e mais democracia”, a manifestação, que terminou na praça San Juan de Letrán, juntou não só trabalhadores como trabalhadores, estudantes, pensionistas e políticos vindos de todo o país.
A Confederação Geral Italiana do Trabalho ameaça agora convocar uma nova greve geral, à semelhança do que aconteceu no passado dia 25 de junho, quando os italianos se manifestaram contra o plano de austeridadedo governo, caso Berlusconi não implemente verdadeiras medidas de combate à crise. Os sindicatos exigem ainda a Berlusconi que “deixe de fingir que é uma vítima do mundo” e de “lançar alarmes à população” e que dê as respostas que têm sido solicitadas.
Os cortes dos fundos para a Universidade pública para aumentar os destinados à Universidade privada, também têm motivado enorme contestação e os protestos dos estudantes por todo o país. Os estudantes que, segundo Gorka Larrabeiti, do Rebelión, saíram à rua munidos “com escudos de cortiça carregando títulos da literatura clássica universal” foram acusados pelos meios de comunicação social de assédio e o Senado, contra o qual foram lançados ovos, classificou os protestos de “vil agressão” e “acto de violência”.
Esquerda.net

0 comentários: