sexta-feira, novembro 26, 2010

Portagens: Marcha de indignação marcado para sexta-feira na EN 125

Marcha contra as portagens
A comissão de utentes da Via Infante (A22) regressa na sexta-feira aos protestos de rua contra as portagens na A22 com uma “marcha de indignação” e um buzinão na Estrada Nacional 125.
A marcha está marcada para arrancar às 17h30, no Sítio do Arneiro, na Estrada Nacional 125 (EN125), uma das vias principais de Faro.
A iniciativa terminará pelas 19h30 junto à rotunda do Hospital Central de Faro, de acordo com um comunicado da comissão de utentes, em que se apela à população para fazer, durante a marcha, “um buzinão contra as portagens”.
O Governo aprovou uma resolução que fixa a cobrança de portagens nas autoestradas sem custos para o utilizador (SCUT) no Interior Norte, na Beira Interior, Litoral e Alta e no Algarve, conhecida como a Via do Infante, até 15 de Abril de 2011.
O presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), Macário Correia, criticou na quarta-feira a iminente colocação de pórticos para portagens na Via do Infante sem haver diálogo com os municípios, que aguardam há dois meses por uma audiência com o primeiro-ministro.
A Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) solicitou a 4 de Outubro uma reunião urgente com o chefe do Governo para pedir o adiamento da introdução de portagens na A22 (Via Infante) até à Estrada Nacional 125 estar requalificada, tendo reiterado o pedido de encontro a 9 de Novembro.
A Comunidade Intermunicipal já manifestou o seu “desagrado” por o chefe de Governo não a ter recebido e não ter obtido resposta relativamente à data prevista para a conclusão das obras de requalificação da EN125.
A Comissão de utentes da Via Infante foi criada em setembro com um grupo de cidadãos do Algarve para lutar contra as portagens anunciadas pelo Governo.
Outras notícias que lhe podem interessar
  1. Algarvios tomam posição contra as portagens na Via do Infante
  2. Movimento “Com Faro no Coração” critica Macário Correia por admitir portagens
  3. Deputados do PS questionam Comissão Europeia sobre introdução de portagens na Via do Infante
  4. Algarve mobiliza-se contra as portagens na A22
  5. Perto de 9 mil já assinaram petição contra portagens na A22 
  6. In O Algarve

0 comentários: