quarta-feira, maio 14, 2008

Manif. de Faro cancelada

Colega,

A fraquíssima participação dos professores na última jornada das “Segundas – Feiras de luta”, na Zona Sul, no dia 5 de Maio, obriga-nos, no seio da “Plataforma”, a cancelar a manifestação em Faro, para nos concentrar-mos em Évora.
Independentemente da opinião que se possa ter do “Entendimento”, ele não é motivo para um “baixar de braços”.
Se o que foi obtido permite ainda alguma negociação quanto às condições de trabalho, para lá do que já é conhecido sobre a Avaliação de desempenho, o recente decreto sobre a “Gestão” obriga a uma resposta imediata: para já, no forçar do adiamento para Setembro de quaisquer iniciativas que visem a constituição dos Conselhos Gerais Transitórios; depois na mobilização dos professores, nas escolas, para que recusem fazer parte de listas candidatas a esse órgão, ou que nelas votem.
Mas ainda este ano lectivo é indispensável continuar a lutar, já que este governo não pára. Se por um lado se vão iniciar “negociações” para alterar o Código do Trabalho, com propostas que este mesmo PS impediu na altura do governo Durão /Bagão, na Administração pública, após a aprovação do Dec. - Lei das “Carreiras, Vínculos e Remunerações”, está já em “negociação” o Regime de Contrato de Trabalho em Funções Públicas.
Este regime virá a afectar-nos muito em breve.
Muitos de nós ainda não tomámos consciência das condições em que trabalham, ao nosso lado, muitos professores contratados em “Oferta de Escola”.
Esse é o regime que virá a afectar-nos a todos se nada fizermos para o contrariar.
Até ao dia 5 de Junho, dia da Manifestação Nacional da CGTP, outras informações serão divulgadas.

Faro, 12/05/08
Saudações sindicais.

Pel’ A Direcção

0 comentários: