domingo, maio 18, 2008

Sindicato de Professores do Norte: Lista S vence eleições criar PDF versão para impressão enviar por e-mail

Manifestação de professores do Norte, foto do site da fenprofCerca de 5800 pessoas participaram nas eleições do Sindicato dos Professores do Norte tendo vencido a Lista S com 55% dos votos, onde se inclui Manuela Mendonça, a professora que se candidatou a Secretária Geral da Fenprof no último congresso, tendo na altura perdido para Mário Nogueira. A lista A - afecta à direcção de Mário Nogueira - obteve 41% dos votos e elegeu apenas 25% dos mandatos, contra 75% da Lista S.

Nas eleições realizadas esta sexta-feira, a lista S obteve para a direcção 3211 votos e elegeu um total de 218 professores. Por seu turno votaram na Lista A 2392 professores, conseguindo apenas 75 dirigentes eleitos.

Em função destes resultados, a Lista S venceu as direcções sindicais de Amarante, Braga, Bragança, Chaves, Mirandela, Monção, Penafiel, Porto, Póvoa de Varzim e Vila Real. Por seu turno a Lista A conquistou as as direcções das áreas sindicais de Guimarães, Santa Maria da Feira, S. João da Madeira, Viana do Castelo e V. Nova Famalicão.

A lista A - afecta a Mário Nogueira - é liderada por professores que estavam incluídos na anterior direcção sindical mas que romperam com ela, acusando-a de "alguma passividade". A Lista S é composta pela maior parte dos membros da anterior direcção e aposta na "continuidade do programa que tem vindo a ser desenvolvido nos últimos anos, reforçando a qualidade da intervenção para que possa ser construída uma escola cada vez mais solidária, inclusiva e moderna".

Em declarações ao Esquerda.net, Manuel Grilo, dirigente do SPGL, explicou que a Lista A era quase exclusivamente composta por militantes do PCP e que a sua candidatura corresponde a uma estratégia deste partido em "acabar com a política de unidade nas direcções sindicais", apostando em "executivos monocolores". Por seu turno, a Lista S é "muito mais plural e diversa", tendo no seu interior "muitos professores sem partido, do PCP e também do Bloco de Esquerda e de outros".

Esquerda.net


0 comentários: