quarta-feira, maio 07, 2008

REPTO EM TOM DE DESAFIO

- Recebi via mail:

O actual estado da educação e os sistemáticos atropelos à classe docente exigem ACÇÃO.Apelando à reflexão e/ou à luta ou tentando manter os professores informados, são vários os movimentos de professores e diversos os blogs de educação que procuram manter viva a chama e lutam contra a degradação do estado da educação e contra as injustiças que têm vindo a ser sistematicamente cometidas contra a classe docente, sobretudo por parte da equipa ministerial da 5 de Outubro e do Governo que a dirige.

Assim, venho lançar aqui um desafio público a todos os dirigentes, coordenadores e membros de comissões de movimentos, bem como a todos os dinamizadores de blogs sobre educação, a criação de um MOVIMENTO ÚNICO de professores, de âmbito nacional, capaz de representar e mobilizar todos os professores, sobretudo daqueles que se sentem desamparados, insatisfeitos ou não representados pelas estruturas existentes.

Não, não se pretende mais um movimento! Pretende-se um movimento que congregue todas as propostas e todos aqueles que, efectivamente, querem que se dê um passo em frente.

Com carácter apartidário e independente dos sindicatos, visa-se um movimento de unidade que represente todos os professores, sindicalizados ou não, que desencadeie, dinamize e organize formas de luta que dêem voz ao descontentamento da classe.

Embora não se trate de mais um sindicato que pretenda dar voz a todos aqueles que não se sentem representados pelos actuais, naturalmente, este movimento terá de ter um departamento jurídico, encabeçado por uma figura conhecida, que possa dar o apoio necessário aos professores que a ele pretendam recorrer.

Além dos dirigentes, coordenadores, membros de comissões de movimentos, deixo aqui o apelo a mais alguns nomes: Ramiro Marques, Paulo Guinote, Fernando Cortes Leal, João Tilly, Francisco Trindade, José Luiz Sarmento, Luís Novo, Henrique Santos, Carlos Fontes, António Torres, Jaime Ribeiro, João Pedro Costa, José Joaquim, Margarida Correia, Mário Carneiro, Miguel Pinto, João Simas e tantos, tantos outros, cujos nomes são conhecidos. Nada impede que cada um continue os projectos que tem vindo a desenvolver contribuindo simultaneamente para um projecto abrangente, sólido, necessário e urgente!

Todos os que quiserem participar activamente na formação e dinamização do movimento são bem-vindos.

Podem contar comigo e com mais alguns colegas com quem conversei e que estão disponíveis para a luta.

As respostas podem ser enviadas para o e-mail mobilizar.e.unir.professores@gmail.com, que fará a ponte entre todas as pessoas disponíveis através dos contactos chegados, a fim de se combinar entre todos uma reunião para, pessoalmente, criarmos as bases para este projecto que urge estar de pé o mais depressa possível.

Ilídio Trindade

In "Catarse"

0 comentários: