segunda-feira, maio 19, 2008

Ditadura democrática

 O Grande ditador

«José Sócrates explicou que, a reforma laboral, «esta reforma é da maior importância para o país que deve ter por base um novo consenso social que deve resultar da concertação». O primeiro-ministro assegurou que a reforma laboral vai avançar e garantiu que o novo Código de Trabalho vai ser posto em prática mesmo sem o acordo dos parceiros sociais, muito embora tenha dito que prefira a existência de um acordo.»

Concertação? Acordo? Anda o Engenheiro realmente à procura de um acordo ou de um “Ámen”? Que direitos e liberdades dá aos parceiros sociais que não concordem com a proposta apresentada? A de terem de estar de acordo? Diz o Engenheiro que a reforma vai avançar com ou sem acordo pelo que na prática a concertação é irrelevante e desnecessária. Há os bons, os que querem o avanço do país e, os maus que não aceitam nem calam a sua discordância. Há uma lei que nos vai ser imposta e o que nos pedem é que a aceitemos sem refilar. Anda o Engenheiro a correr para reuniões de militantes para tentar criar uma força que trave uma contestação social muito forte, isolando-a politicamente na esquerda. Quem não estiver de acordo é comunista ou está ao seu serviço. O Engenheiro sabe que a rua o pode matar. O Engenheiro assustou-se com os professores nas ruas. O Engenheiro compreendeu que a rua o pode matar. Haja vontade, haja participação na luta, vamos para a rua, vamos gritar não ao Engenheiro, não na prossecução de nenhuma estratégia partidária ou sindical mas na certeza que iremos até ao fim, até o derrotarmos.
Isto é o que eu defendo porque acredito que é possível ser feito, embora receie que possam fazer deste tempo o tempo certo para nos imporem esta lei pela calada, da celebração dos golos do Europeu de futebol ou entre dois mergulhos nos primeiros dias de calor e praia. A decisão tem de ser nossa, pois como sempre, o poder está nas nossas mãos, desde que unidas. Falta saber o que queremos e sabemos fazer com ele.

Do nosso colega wehavekaosinthegarden

Comentário:

De facto vivemos em plena ditadura democrática. Sócrates e o seu governo dito "socialista" impõe tudo, nada negoceia, ou finge negociar. É o que se está a passar na concertação social onde vai impor o famigerado Código do Trabalho, aliás, vai agravá-lo de tal forma que todos os trabalhadores deste país passarão a precários! E ainda diz que vai combater a precariedade! É preciso ter desplante e pouca vergonha! Por isso se afadiga a ver se arranja algum "sindicatozinho" que dê o aval ao Código. É altura de dizer basta! Sócrates e o seu governo da treta Rua Já!



2 comentários:

Safira disse...

Com a devida vénia vou postar este artigo e respectivo comentário no meu blog, já que o acho bastante pertinente.

Safira

Anónimo disse...

E qual o seu blog minha amiga? Gostaria de visitá-lo.