sexta-feira, janeiro 21, 2011

Mulheres lançam manifesto de apoio a Alegre

Um grupo de mulheres lançou um manifesto de apoio a Manuel Alegre por o candidato defender a “igual liberdade de homens e mulheres” e considerar a igualdade “uma prioridade da organização social”.
Mulheres lançam manifesto de apoio a Alegre
"Manuel Alegre não se conforma com a persistência da atribuição de “destinos” impostos às pessoas apenas em função do sexo com que nasceram", lê-se no manifesto.
O documento foi promovido por Maria do Céu Cunha Rêgo (antiga secretária de Estado para a Igualdade), Helena Roseta, e as deputadas Catarina Marcelino (PS) e Helena Pinto (Bloco de Esquerda).
No texto sublinham que Manuel Alegre “não se conforma com a persistência da atribuição de ‘destinos’ impostos às pessoas apenas em função do sexo com que nasceram”. E o seu contrato presidencial “antecipa o papel activo que, como Presidente da República, terá nesta matéria”. Como? “Exercendo a sua influência para que os indicadores do desenvolvimento humano revelem progressivamente a paridade de homens e mulheres em todas as esferas da vida.”
O tema, defendem as promotoras, “não interessa apenas às mulheres”, mas é antes estratégico “para o futuro da cidadania” que a questão da igualdade seja vista como “um pilar do Estado de Direito”, como Alegre tem defendido.
No manifesto é afirmado que o contrato presidencial de Manuel Alegre demonstra que este candidato entende a essência eminentemente política das razões pelas quais a Constituição atribui ao Estado, como tarefa fundamental, “a promoção da igualdade entre homens e mulheres”, e “antecipa o papel activo que, como Presidente da República, terá nesta matéria”. “Não só não vetando leis que contribuam para o cumprimento da norma constitucional, mas também exercendo a sua influência para que os indicadores do desenvolvimento humano revelem progressivamente a paridade de homens e mulheres em todas as esferas da vida”, completam as subscritoras no texto do manifesto.
Entre as subscritoras estão Maria Teresa Horta, Manuela Tavares, Mariana Aiveca, Jamila Madeira, Elza Pais, Edite Estrela, Cecília Honório, Manuela Augusto, Margarida Chagas Lopes, Catarina Martins, Ana Gomes, Luísa Portugal e Anália Torres. Mas também homens como João Ferreira de Almeida e André Freire.

Ler o Manifesto de apoio a Manuel Alegre.
Esquerda.net

0 comentários: