sexta-feira, janeiro 07, 2011

Portagens: Marcha de protesto na Ponte do Guadiana após entrega de petição na AR

A Comissão de utentes da Via do Infante entregou a 4 de janeiro, ao presidente da Assembleia da República Jaime Gama, a petição com 12 mil assinaturas contra a introdução de portagens na A22. E prepara já uma marcha lenta na ponte do Guadiana.
 
ponte-guadiana-transito.jpg
Ver Galeria
 
Na Assembleia da República a comissão reuniu-se ainda com a Comissão de Obras Públicas da AR e com os Grupos Parlamentares dos partidos com assento na Assembleia da República.
De acordo com o comunicado distribuído por aquela comissão, entre diversas iniciativas previstas destaca-se, no início do ano, “a preparação e realização de um Fórum-debate na região, subordinado ao tema “As portagens na Via do Infante e o seu impacto no Algarve”.
A comissão de utentes da Via do Infante garante que para o evento “serão convidados a participar diversas personalidades e responsáveis políticos regionais”.
Outra das iniciativas que também irá ser preparada no início do ano será “uma nova marcha de protesto contra as portagens, desta vez a partir da ponte do Guadiana e com forte impacto regional, que contará com a colaboração de condutores espanhóis da Andaluzia”.
Esta nova ação de protesto, que ainda não tem data marcada “será divulgada oportunamente”.
Segundo o documento, está ainda a ser organizado “um dossier sobre as portagens na Via do Infante, a ser canalizado em devido tempo, para os tribunais nacionais e europeus”.
A contestação às portagens na Via do Infante foi protagonizada em diversas ações de protesto já realizadas, designadamente duas marchas lentas na EN 125 a 8 de Outubro e 26 de novembro, em Alcantarilha e Faro, respetivamente e uma ação surpresa, onde foi entregue ao Governo Civil, "enquanto representante do Governo central", um chip, simbolizando um presente de Natal «envenenado».
A comissão de utentes contesta a decisão do Governo de 9 de setembro de cobrar portagens nas vias sem custo para o utilizador (Scut), até aqui isentas, medida que já está em vigor no norte do país .
Recorde-se que posteriormente foi emitida uma portaria que isenta os moradores e empresas do Algarve do pagamento, mas apenas durante um ano.
Foi ainda definido pelo Governo que na Via do Infante, o pagamento será introduzido até ao dia 15 de abril, mas se as condições técnicas o permitirem, será antecipado.
Observatório do Algarve

0 comentários: