quarta-feira, abril 30, 2008


Assembleia Municipal de Portimão

Portimão, 28 de Abril de 2008

Moção

Fim à Repressão no Tibete

A história do Tibete teve início há cerca de 2 milénios. No século XVII este território, objecto da cobiça dos chineses foi incluído no território da China. A partir daqui, seguiram-se mais de dois séculos de luta dos tibetanos pela independência, conquistada no ano de 1912.

Em 1950 o novo regime chinês invadiu o território do Tibete, anexando-o como província e, em 1965 transformou-a em Região Autónoma da China contra a vontade dos tibetanos. Desde 1959 que se tinha instalado na Índia um governo no exílio, sob a direcção do líder espiritual e político tibetano, o Dalai Lama, Prémio Nobel da Paz em 1989.

Em 1987 e 1989 as autoridades chinesas reprimem com violência todas as manifestações contrárias à sua presença e há denúncias de graves violações dos direitos humanos no Tibete. Verificam-se conversações com o Dalai Lama sem quaisquer resultados.

No passado mês de Março eclodiram em Lhasa e noutras cidades do Tibete numerosas manifestações de milhares de monges e outros tibetanos a favor da independência, as quais foram mais uma vez reprimidas com inaudita violência, tendo provocado, segundo a oposição, mais de uma centena de mortos.

Face ao exposto, a Assembleia Municipal de Portimão, reunida em sessão ordinária no dia 28 de Abril de 2008, manifesta o seu veemente repúdio pela brutal repressão e política de genocídio cultural, levada a cabo pelas autoridades chinesas visando as legítimas manifestações pró-independência, manifestando igualmente deste modo a sua total solidariedade para com as vítimas, familiares e todo o povo tibetano.

O Grupo Municipal do Bloco de Esquerda

João Vasconcelos

Luísa Penisga

Nota: Depois de aprovada, esta Moção deverá ser enviada ao Ministério dos Negócios Estrangeiros e à República Popular da China.

Observação: Moção aprovada com 22 votos a favor (BE, PS, PSD e CDS/PP) e apenas 2 votos contra (PCP).

0 comentários: