quinta-feira, abril 24, 2008

Internet: José Sócrates classificado como primeiro-ministro de Porto Rico em lista da Prisa

Porto, 24 Abr (Lusa) - José Sócrates surge como primeiro-ministro de Porto Rico na lista de Pessoas Importantes na WEB (WIP-Web Important People) criada pelo grupo espanhol Prisa para contabilizar e ordenar as referências na Internet a personalidades de todo o Mundo.

A lista (www.lalistawip.com), que está online desde Fevereiro, usa robôs que lêem e analisam semanticamente todo o tipo de páginas, com especial destaque para sítios de notícias e blogs, e ordenam, através de técnicas estatísticas, as personalidades que mais vezes aparecem.

Desenvolvida pela Prisacom, a empresa responsável pelos negócios digitais do grupo Prisa (proprietário do diário El País), a Lista WIP estabelece rankings globais e nacionais, permitindo ainda visualizar os resultados em várias categorias temáticas.

A lista de Portugal é liderada por Cristiano Ronaldo (38º na lista mundial), com mais de 20 milhões de referências, seguido por Figo (129º), José Saramago (1.414º), Maniche (1913º), Durão Barroso (2015º), Álvaro Siza Vieira (3013º) e Pauleta (3829º).

José Sócrates (3.069º) não aparece na lista portuguesa, surgindo apenas na de Porto Rico, erro que terá resultado da proximidade entre as palavras "Portugal" e "Puerto Rico" na ordenação alfabética por países.

Corrigindo o erro, o primeiro-ministro português surgiria no sétimo lugar de Portugal, à frente de Pauleta.

Também Durão Barroso deveria aparecer à frente de Maniche (4º), caso a lista agrupasse as referências ao presidente da Comissão Europeia pelos vários conjuntos de nomes como é conhecido, nomeadamente "José Manuel Barroso" e "José Manuel Durão Barroso".

A lista tem outras incorrecções, nomeadamente a inclusão do dramaturgo, escritor e realizador britânico Christopher Hampton como tendo nacionalidade portuguesa, apenas porque nasceu na Ilha do Faial, Açores.

Cavaco Silva surge apenas em 93º entre os portugueses (49.468º do Mundo), muito atrás de Jorge Sampaio (10º), D. Pedro I (11º), Sá Carneiro (17º), Freitas do Amaral (38º) e António Guterres (41º) mas à frente de Salazar (143º).

Camões, Eusébio e Amália Rodrigues não estão na lista, enquanto Vasco da Gama e Fernando Pessoa só aparecem por busca directa, ambos como tendo mais referências do que Saramago e o segundo sem indicação de país.

A nível global, os cinco primeiros são todos norte-americanos: George W. Bush, Britney Spears, Barack Obama, Paris Hilton e Bill Gates.

Lusa

0 comentários: