sexta-feira, abril 18, 2008

Sindicatos lançam campanha de sensibilização contra violência e indisciplina.

No sítio da RTP a 17/04/2008: "A plataforma sindical de professores vai lançar uma campanha de sensibilização nas escolas acerca da violência e indisciplina para apelar à denúncia dos casos, revelou o porta-voz daquela estrutura no final de uma reunião com o Procurador-Geral da República.

"Calar as situações não protege a escola. Apenas dá origem a mais situações porque se gera um clima de impunidade. Por isso, os sindicatos vão fazer uma campanha nas escolas, esclarecendo os professores e os órgãos de gestão acerca do enquadramento legal dos casos de violência e do que pode ser feito", afirmou à Lusa, Mário Nogueira.
(...)
Considerando que é necessário distinguir os problemas da violência e da indisciplina, os dirigentes sindicais salientaram que o segundo "não deve ser combatido, nem tratado judicialmente", mas com medidas que promovam a convivência escolar.

A redução do número de alunos por turma e do número de turmas distribuídas a cada docente, a criação de equipas multidisciplinares de mediação de conflitos e o estabelecimento de regras de co-responsabilização das famílias relativamente à convivência e sucesso escolares dos alunos são algumas das medidas defendidas pela plataforma.

A nível da violência, os sindicatos pedem a garantia de apoio jurídico e judicial a todos os professores e auxiliares de educação vítimas de agressão, lembrando que está em causa um crime público."

0 comentários: