Agricultura portuguesa - Um Jardim
«O primeiro-ministro, José Sócrates, referiu que "A agricultura portuguesa está num bom momento". Para tal, Sócrates diz que "Alqueva tem contribuído de forma particular". "Tem atraído muito investimento privado, em particular olival, mas também em outros domínios da actividade agrícola”. "Parto muito satisfeito por ver um dinamismo agrícola como há muito não se via".O primeiro-ministro, disse que acredita que o sector está preparado para responder a uma eventual crise alimentar internacional.Por seu turno, o titular da pasta, Jaime Silva sublinha que Portugal está inserido num grande produtor mundial, a União Europeia, que é excedente na produção de cereais, produto que atravessa um período de subida exacerbada dos preços. Apesar desta posição o ministro da Agricultura defende que os 27 Estados devem repensar a sua política de cooperação com outros países, nomeadamente do continente africano, face à conjuntura actual.»
Quem não conhecesse o país onde vivemos e ouvisse a conversa do Engenheiro até podia imaginar que Portugal é o paraíso na terra. Numa altura em que a crise arrasa as maiores economias do mundo, vem-nos dizer que a nossa vai de vento em popa e quando vemos os preços dos produtos agrícolas a subir 30, 40 ou até mesmo 70% num ano que a nossa agricultura, que a União Europeia tem vindo paulatinamente a destruir aos longo dos anos, (passámos da produção de 50% daquilo que consumimos para 25%) é um jardim. Vai elogiar o Alqueva que, em vez de servir a nossa agricultura, está a servir projectos imobiliários e a irrigar campos de golfe. A verdade é que a comida nunca faltará na mesa do Engenheiro como já falta na de muitos milhares de portugueses. Infelizmente é para isso que a agricultura portuguesa está preparada.
Quanto a Jaime Silva, já nada me espanta quando fala. Se a EU tem excedente de cereais porque sobem tanto os preços. Será que o adorado “mercado liberal” deixou de funcionar? E que quer ele dizer com a necessidade de “repensar a sua politica de cooperação com outros países”? Será que, agora que o capitalismo global fez rebentar o sistema, defende que se feche a torneira e eles que morram à fome à vontade? Pelo sim pelo não vou mas é plantar uma horta aqui no quintal (às escondidas da ASAE, que deve haver uma qualquer lei que me proíbe de produzir batatas ou alfaces).
In Wehavekaosinthegarden
0 comentários:
Enviar um comentário