sexta-feira, setembro 19, 2008

Lorca vai ser exumado

História: Foi fuzilado há 72 anos e enterrado em vala comum

Os restos mortais do poeta espanhol Federico García Lorca, fuzilado há 72 anos durante a Guerra Civil de Espanha, vão ser desenterrados, mas a família teme que a exumação se transforme num espectáculo.


A autorização foi dada pelos herdeiros de Lorca após pressão de familiares de outros fuzilados no mesmo local, os quais moveram uma acção judicial para a exumação. A família do poeta opôs-se sempre à exumação e o caso chegou a ser analisado pelo juiz da Audiência Nacional de Espanha, Baltazar Garzón, que admitiu ordenar a exumação mesmo sem essa autorização.
Os corpos de Lorca e dos outros homens foram enterrados numa vala comum na cidade espanhola de Granada.
Justificando a autorização, a sobrinha do poeta, Laura García Lorca, disse ontem que "não haverá mais impedimentos por respeito aos sentimentos de todos". Mas acrescentou: "Queremos que se faça com muito respeito."
A exumação ocorrerá ao abrigo da Lei da Memória Histórica, que permite a parentes dos mortos durante a Guerra Civil obter provas de ADN, saber os pormenores dos assassinatos e dar uma sepultura digna às vítimas do conflito.
García Lorca foi fuzilado a 19 de Agosto de 1936. Tinha 38 anos e fora preso três dias antes, acusado pelo regime militar de ser subversivo e homossexual. Com ele foram fuzilados o professor Dióscoro Galindo – um republicano acusado de negar a existência de Deus – e os sindicalistas Francisco Meljar e Joaquim Cabezas. Foram todos enterrados num local conhecido por Barranco de Viznar, onde hoje existe um parque de homenagem às vítimas da Guerra Civil.
Por saber está ainda a data da exumação e que destino reserva a família aos restos mortais do poeta.
PERFIL
Federico garcía lorca nasceu a 5 de Junho de 1898, em Fuente Vaqueros e licenciou-se em Direito. Amigo de Buñuel e Dali, publicou poemas surrealistas e fundou o grupo La Barraca, para o qual escreveu peças que fizeram história.
Anovis Anophelis

0 comentários: