quinta-feira, setembro 11, 2008

Mais fichas de avaliação de desempenho: a loucura está instalada nas escolas e veio para ficar pelo menos até às próximas eleições legislativas


1.Há fichas e grelhas para todos os gostos. A pedido de centenas de colegas, volto a postar um conjunto de fichas de avaliação de desempenho: fichas de avaliação a cargo do coordenador de departamento e fichas de avaliação a cargo do director. São fichas tecnicamente bem feitas mas, ainda assim, excessivamente complexas
2. Como pode verificar quem anda pelas escolas, é a loucura burocrática em todo o seu esplendor. Nem no Chile, país onde os legisladores se inspiraram, se assiste a loucura tão grande. Não há um único país europeu que tenha um modelo de avaliação de professores semelhante. Ou não têm ou, os que têm, integram a avaliação dos professores no processo de avaliação externa das escolas ou fazem uma avaliação simplificada, a cargo dos directores das escolas, abrangendo apenas os professores em início de carreira. Não há país nenhum do mundo com uma periodicidade avaliativa tão apertada como a que foi imposta aos professores portugueses.
3. Seria tão fácil remediar a tragédia e evitar a instalação da loucura colectiva nas escolas portuguesas. Bastaria um pouco de bom senso por parte do ME. Algum contacto com a realidade e alguma humildade e compaixão também ajudariam.
1. O ME podia pôr fim à obrigatoriedade da observação de aulas poupando milhões de horas mal gastas e sem qualquer mais valia para alunos e professores. Pouparia dezenas de milhares de professores, alguns no final da carreira, à humilhação pública.
2. O ME podia revogar a norma que obriga a considerar as taxas de abandono e de insucesso para efeitos de avaliação dos professores.
3. O ME poderia reduzir um pouco os itens de classificação de forma a tornar as fichas/grelhas mais simples e mais operacionais.
Mas este ME não fará isso. Não fará porque lhe falta humildade, realismo e compaixão.
4. Veja mais estas 11 fichas de avaliação de desempenho: avaliação a cargo do director, avaliação a cargo do coordenador, plano de aula, grelha de análise documental e grelha de observação de aula:

0 comentários: