segunda-feira, setembro 01, 2008

Amanhã, a luta dos professores é contra o desemprego. Concentrações junto dos centros de emprego


A FENPROF promove, no dia 1 de Setembro, concentrações junto dos Centros de Emprego, numa acção nacional de luta contra o desemprego docente. Segundo estimativas daquela organização sindical, 75% dos candidatos a um contrato em 2008/09 ficaram no desemprego. É um desastre para mais de 50 mil portugueses. Um desastre de grandes dimensões. As causas do desastre são conhecidas:
1. Excesso de oferta de vagas e de cursos de formação inicial de professores. É um problema que se acentuou quando Roberto Carneiro era ministro da educação, mas que teve continuação na década de 90 e primeiros anos do século XXI.
2. Turmas com mais de 25 alunos no ensino secundário.
3. A nova legislação sobre educação especial provocou uma redução muito grande dos alunos com NEE elegíveis para apoios especializados.
4. Alteração do regime de aposentação dos professores, com o consequente aumento do número de anos de carreira, obrigando muitos milhares de profesosres do 2º e 3º CEB e do Ensino Secundário a trabalharem mais doze anos do que aquilo que estava previsto.
As concentrações serão realizadas, no dia 1 de Setembro, junto das sedes dos centros de emprego.

Em LISBOA, a concentração é na LOJA DO CIDADÃO DAS LARANJEIRAS
Rua Abranches Ferrão
(com a presença do Secretário-Geral da FENPROF a partir das 15H00)
Nos posts anteriores, dei a conhecer 8 websites com ofertas de emprego, na área da Educação, no Reino Unido. Chamei também a atenção para a necessidade de os docentes que não obtiveram colocação se dirigirem aos centros de emprego para solicitarem o formulário tendo em vista o pedido de subsídio de desemprego. Esse formulário deve ser preenchido na escola onde os professores leccionaram no ano transacto e, de seguida, entregue no Centro de Emprego mais próximo da residência.
ProfAvaliação

0 comentários: