Construindo alternativas concretas ao modelo burocrático de avaliação de desempenho
Reparem bem neste extracto da proposta alternativa de avaliação de desempenho elaborada pelo Grupo de Trabalho do SPGL:
"O docente deve actualizar o seu portefólio todas as semanas, incluir nele tudo o que considerar significativo no seu percurso o que não significa incluir todos os materiais e documentos produzidos. Deve acompanhar os elementos inclusos das respectivas reflexões que deverão ser pertinentes mas breves. A construção deste instrumento quer-se reflexiva e progressiva.
O processo de elaboração do PRADD deve ser acompanhado e partilhado por todos os elementos de um departamento ou conselho de docentes que reunirão expressamente para o efeito (de acompanhamento/regulação) sempre que necessário e pelo menos uma vez por trimestre.
"O docente deve actualizar o seu portefólio todas as semanas, incluir nele tudo o que considerar significativo no seu percurso o que não significa incluir todos os materiais e documentos produzidos. Deve acompanhar os elementos inclusos das respectivas reflexões que deverão ser pertinentes mas breves. A construção deste instrumento quer-se reflexiva e progressiva.
O processo de elaboração do PRADD deve ser acompanhado e partilhado por todos os elementos de um departamento ou conselho de docentes que reunirão expressamente para o efeito (de acompanhamento/regulação) sempre que necessário e pelo menos uma vez por trimestre.
Proposta de menção:
Em final de escalão, o docente avaliado elabora proposta de menção fundamentada que inclui no PRADD e faz debate com o respectivo departamento/conselho de docentes no sentido deste elaborar o seu parecer.
O parecer do departamento/conselho de docentes acompanhará, sempre, a proposta do docente seja favorável ou não.
O parecer do departamento/conselho de docentes deve ser considerado pelo docente e pode levá-lo a alterar a sua proposta mas não é vinculativo podendo o professor assumir a sua proposta individualmente e fazê-la chegar à C.C.A.D.D. Em todo o caso, a proposta do docente é sempre acompanhada do parecer do departamento/conselho de docentes.
Cabe à C.C.A.D.D. o veredicto final, aceitando ou alterando por excesso ou defeito, de forma fundamentada, a proposta do docente."
Comentário
"O docente deve actualizar o seu portefólio todas as semanas". Tenho razão ou não quando digo que esta proposta condena o professor a andar aos papéis para encher de tralha o portefólio?
"Deve acompanhar os documentos inclusos das respectivas reflexões". A proposta vem contaminada com o discurso do professor reflexivo, investigador e construtor do currículo, esquecendo-se de que isso seria possível antes do novo ECD. Com o novo ECD, o novo modelo de gestão escolar e a municipalização das escolas, insistir na ideia de que o professor é o construtor do currículo é o mesmo que desejar que o grande prémio da lotaria saia, ao mesmo tempo, a toda a gente. Não passa de "wishful thinking"! Se o professor tivesse de actualizar o seu portefólio todas as semanas, imagine-se a quantidade de "relexões" a que seria obrigado.
"O processo de constituição do PRADD (portefólio reflexivo) deve ser acompanhado e partilhado por todos os elmentos do departamento ou conselho de escola". Conseguem imaginar a quantidade de reuniões? E a balbúrdia que isto significaria? Certamente ainda mais reuniões dos que as exigidas pela aplicação decreto regulamentar 2/2008.
"O parecer do departamento acompanhará sempre a proposta do docente". Quer dizer, o grupo de trabalho do SPGL considera que é justo e objectivo que seja o avaliado a propor a sua classificação! Já imaginaram as consequências deste disparate? Os professores mais descarados não se coibiriam de pedir a nota máxima. Os mais modestos, ainda que mais competentes e trabalhadores, ficariam pelo pedido de Bom.
Os disparates desta proposta são tantos e tão graves que terei de construir vários posts para a desconstruir e criticar. Vou procurar fazer isso nos próximos dias.ProfAvaliação
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