terça-feira, setembro 23, 2008

Exemplo de uma calendarização do processo de avaliação para o ano escolar de 2008/09


Posto de seguida uma calendarização do processo de avaliação. Abstenho-me de formular juízos de valor sobre a calendarização. Deixo essa tarefa aos colegas e aproveito para pedir que façam o mesmo: divulguem a calendarização das vossas escolas. A partilha dos documentos é a melhor forma de sobreviver à hecatombe legislativa.

CALENDARIZAÇÃO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO PARA O ANO ESCOLAR DE 2008/2009
1. A calendarização das aulas observadas é da responsabilidade da Presidente do Conselho Executivo, mediante proposta do Coordenador do Departamento (que procederá ao preenchimento de impresso próprio disponibilizado na página moodle) a entregar até 15 de Outubro de 2008. O Presidente do Conselho Executivo aprovará o calendário até 24 de Outubro de 2008.
2. Para docentes contratados colocados no decurso do ano lectivo e para os quais não seja possível cumprir o prazo anterior, a entrega da proposta decorrerá nos 10 dias úteis subsequentes ao início do contrato e a aprovação decorrerá nos 5 dias úteis após a recepção da proposta.
3. As aulas observadas realizar-se-ão nas seguintes condições:
a) Cada aula observada terá a duração de 90 minutos, à excepção das disciplinas só com aulas de duração inferior, e serão observadas 3 aulas, uma em cada período.
b) Para docentes colocados no decurso do ano lectivo e para os quais não seja possível cumprir a distribuição referida na alínea anterior, será feita outra calendarização de acordo com o período de vigência do respectivo contrato.
c) As aulas observadas serão de turmas/níveis diferentes, sempre que possível.
4. O plano de aula deverá ser entregue ao avaliador com antecedência não inferior a 1 dia útil.
5. A Apresentação da proposta da definição de objectivos individuais, por parte do avaliado, decorrerá até 22 de Outubro (artº 9), mediante preenchimento de impresso próprio disponibilizado na plataforma moodle.
6. Entre 27 de Outubro e 5 de Dezembro de 2008 decorrerá a fixação dos objectivos individuais entre avaliado e avaliador do Conselho Executivo, através de entrevista. Para docentes contratados colocados no decurso do ano lectivo e para os quais não seja possível cumprir o prazo anterior, a entrega da proposta decorrerá nos 15 dias úteis subsequentes ao início do contrato e a fixação dos objectivos nos 5 dias úteis após a recepção da proposta.
7. O dossier/portefólio a desenvolver pelo avaliado deverá estar actualizado e disponível para consulta dos avaliadores, que deverão solicitá-lo ao avaliado sempre que o entendam com uma antecedência mínima de 10 dias úteis.
8. A entrega da ficha de auto-avaliação decorrerá:
a) Entre 1 e 31 de Julho de 2009 para professores QE e QZP;
b) Até 30 de Junho de 2009 para professores contratados;
c) Para os docentes contratados cujo contrato termine antes de 31 de Julho de 2009, a entrega da ficha de auto-avaliação decorrerá 20 dias úteis antes do fim do contrato.
9. O preenchimento das fichas de avaliação pelos avaliadores decorrerá para:
a) Docentes QE e QZP: de 1 a 30 de Setembro de 2009;
b) Docentes contratados: de 1 a 15 de Julho de 2009;
c) Docentes cujos contratos terminem antes de 31 de Julho de 2009: 5 dias úteis após a recepção da ficha de auto-avaliação.
10. Os avaliadores deverão entregar à Presidente da Comissão de Coordenação da Avaliação, as propostas de avaliação com menção qualitativa de Excelente, Muito Bom ou Insuficiente até:
a) 30 de Setembro de 2009 para docentes QE e QZP:
b) 15 de Julho de 2009 para docentes contratados:
c) 5 dias úteis após a entrega da ficha de auto-avaliação para docentes cujos contratos terminem antes de 31 de Julho de 2009.
11. Para a Conferência e validação das propostas de avaliação com menção qualitativa de Excelente, Muito Bom ou Insuficiente, a Presidente da Comissão de Coordenação da Avaliação convoca uma reunião desta comissão de acordo com o seguinte cronograma:
a) Docentes QE e QZP: até 15 de Outubro de 2009;
b) Docentes contratados: 16 a 17 de Julho de 2009;
c) Docentes cujos contratos terminem antes de 31 de Julho de 2009: até 8 dias úteis antes do fim do contrato.
12. A entrevista individual dos avaliadores com o respectivo avaliado, realizar-se-á para:
a) Docentes QE e QZP: até 15 de Outubro de 2009;
b) Docentes contratados: 16 a 17 de Julho de 2009;
c) Docentes cujos contratos terminem antes de 31 de Julho de 2009: até 8 dias úteis antes do fim do contrato.
13. A reunião conjunta dos avaliadores para atribuição da avaliação final ocorrerá para:
a) Docentes QE e QZP: até 15 de Outubro de 2009;
b) Docentes contratados: 16 a 17 de Julho de 2009;
c) Docentes cujos contratos terminem antes de 31 de Julho de 2009: até 8 dias úteis antes do fim do contrato.
14. A comunicação da avaliação final será efectuada pelo Presidente do Conselho Executivo até 72 horas úteis após a realização da reunião conjunta para atribuição da avaliação final.
ProfAvaliação

0 comentários: