sexta-feira, setembro 19, 2008

Construindo alternativas concretas ao modelo burocrático de avaliação de desempenho


Reparem bem neste extracto da proposta alternativa de avaliação de desempenho elaborada pelo Grupo de Trabalho do SPGL:
"O docente deve actualizar o seu portefólio todas as semanas, incluir nele tudo o que considerar significativo no seu percurso o que não significa incluir todos os materiais e documentos produzidos. Deve acompanhar os elementos inclusos das respectivas reflexões que deverão ser pertinentes mas breves. A construção deste instrumento quer-se reflexiva e progressiva.
O processo de elaboração do PRADD deve ser acompanhado e partilhado por todos os elementos de um departamento ou conselho de docentes que reunirão expressamente para o efeito (de acompanhamento/regulação) sempre que necessário e pelo menos uma vez por trimestre.
Proposta de menção:
Em final de escalão, o docente avaliado elabora proposta de menção fundamentada que inclui no PRADD e faz debate com o respectivo departamento/conselho de docentes no sentido deste elaborar o seu parecer.
O parecer do departamento/conselho de docentes acompanhará, sempre, a proposta do docente seja favorável ou não.
O parecer do departamento/conselho de docentes deve ser considerado pelo docente e pode levá-lo a alterar a sua proposta mas não é vinculativo podendo o professor assumir a sua proposta individualmente e fazê-la chegar à C.C.A.D.D. Em todo o caso, a proposta do docente é sempre acompanhada do parecer do departamento/conselho de docentes.
Cabe à C.C.A.D.D. o veredicto final, aceitando ou alterando por excesso ou defeito, de forma fundamentada, a proposta do docente."
Comentário

"O docente deve actualizar o seu portefólio todas as semanas". Tenho razão ou não quando digo que esta proposta condena o professor a andar aos papéis para encher de tralha o portefólio?
"Deve acompanhar os documentos inclusos das respectivas reflexões". A proposta vem contaminada com o discurso do professor reflexivo, investigador e construtor do currículo, esquecendo-se de que isso seria possível antes do novo ECD. Com o novo ECD, o novo modelo de gestão escolar e a municipalização das escolas, insistir na ideia de que o professor é o construtor do currículo é o mesmo que desejar que o grande prémio da lotaria saia, ao mesmo tempo, a toda a gente. Não passa de "wishful thinking"! Se o professor tivesse de actualizar o seu portefólio todas as semanas, imagine-se a quantidade de "relexões" a que seria obrigado.
"O processo de constituição do PRADD (portefólio reflexivo) deve ser acompanhado e partilhado por todos os elmentos do departamento ou conselho de escola". Conseguem imaginar a quantidade de reuniões? E a balbúrdia que isto significaria? Certamente ainda mais reuniões dos que as exigidas pela aplicação decreto regulamentar 2/2008.
"O parecer do departamento acompanhará sempre a proposta do docente". Quer dizer, o grupo de trabalho do SPGL considera que é justo e objectivo que seja o avaliado a propor a sua classificação! Já imaginaram as consequências deste disparate? Os professores mais descarados não se coibiriam de pedir a nota máxima. Os mais modestos, ainda que mais competentes e trabalhadores, ficariam pelo pedido de Bom.
Os disparates desta proposta são tantos e tão graves que terei de construir vários posts para a desconstruir e criticar. Vou procurar fazer isso nos próximos dias.
ProfAvaliação

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