sexta-feira, outubro 08, 2010

Amanhã é dia de buzinão anti-portagens

Foto
barlavento Ver Fotos »
Não às portagens na Via do Infante!

A Comissão de Utentes da Via do Infante/A22 vai amanhã aderir à jornada nacional de protesto contra a introdução de portagens nas até agora denominadas vias sem custo para o utilizador (Scut) e apela aos algarvios para utilizarem o buzinão como forma de contestação.
De acordo com o líder da comissão João Vasconcelos, o protesto algarvio irá estar concentrado na Estrada Nacional 125 e nas entradas das principais cidades algarvias, entre as 17h00 e as 19h00.

«Vamos essencialmente procurar demonstrar que, requalificada ou não, a EN 125 não é alternativa à Via do Infante, muito menos quando começarem as anunciadas obras», argumentou.

A meta dos organizadores passa assim por concentrar o maior número possível de viaturas na EN 125, de forma a congestionar a estrada. Em alternativa, os automobilistas podem juntar-se à concentração entre as localidades de Boliqueime e Alcantarilha.

Na mesma linha, apelam aos automobilistas para fazerem buzinões ao longo da via e à entrada das cidades algarvias, ao final da tarde de amanhã.
Nos próximos dias, a comissão algarvia espera igualmente reunir-se com as restantes comissões de utilizadores de vias Scut para definir outras estratégias.

Também de acordo com João Vasconcelos, a recém-criada estrutura já pediu para ser ouvida por todas as forças políticas regionais e desafiou as principais associações comerciais e empresariais – nomeadamente a AHETA e a AIHSA – a juntar-se à luta.

Outro dos objetivos é chamar às iniciativas os mentores do movimento anti-portagens, criado em 2004, na altura liderado pelo presidente da Associação Empresarial da Região do Algarve Vítor Neto.

Durante uma conferência de imprensa, realizada em Faro, na semana passada, Vasconcelos chamou igualmente a atenção para custos das portagens nos orçamentos das empresas e utilizadores regulares, agora que foi proposto pelo Governo um novo pacote de medidas de austeridade.

«Para um professor que resida em Faro e trabalhe em Portimão, ao preço médio de sete cêntimos por quilómetro, os gastos semanais com portagens podem ascender aos 50 euros semanais ou aos 200 euros mensais», alertou.

Por isso, apelou a que todos os utilizadores da A22 assinem a petição online contra a introdução de portagens, que será depois apresentada à Assembleia da República.

As plataformas digitais estão, aliás, a ser um dos meios preferenciais para divulgar o movimento anti-portagens, tendo recentemente sido criado um blogue [www.viadoinfante2010.blogspot.com], que se vem juntar à página do Facebook intitulada «Não queremos portagens na A22 Via do Infante», onde se contam mais de 12 mil membros.

Depois de meses de impasse, a decisão de cobrar de portagens nas vias sem custo para o utilizador (Scut) ainda isentas foi formalizada a 9 de Setembro, através de uma resolução do Conselho de Ministros.

Na Via do Infante, as portagens serão introduzidas até ao dia 15 de Abril de 2011. Durante um ano, estará em vigor um regime de isenções para as primeiras dez utilizações mensais.
7 de Outubro de 2010 | 15:00
Filipe Antunes
Esquerda.net 

0 comentários: