sábado, outubro 02, 2010

Comissão de utentes da Via Infante apela a buzinão na EN-125



A comissão de utentes da Via Infante apelou aos algarvios para que se desloquem à Estrada Nacional 125 (EN-125) entre as 17h00 e as 19h30 do próximo dia 08 e acionem um buzinão de protesto contra as portagens.

O Governo aprovou recentemente uma resolução que fixa a cobrança de portagens nas autoestradas sem custos para o utilizador (SCUT) no Interior Norte, na Beira Interior, Litoral e Alta e no Algarve, conhecida como a Via do Infante, até 15 de abril de 2011.

Em conferência de imprensa, o grupo de cidadãos algarvios anunciou que vai aderir ao protesto de luta nacional para tentar travar as portagens nas SCUT e que a forma de luta delineada passa pelo apelo aos automobilistas para convergirem para a EN-125 com um buzinão no dia 08.

"Vamos participar no protesto nacional e o que propomos às pessoas é que confluam para a EN-125 com um grande buzinão" ou que "façam o buzinão nos acessos às cidades", declarou João Vasconcelos, elemento da comissão de utentes da Via Infante (A22), adiantando que o ponto de circulação do protesto vai ser entre Boliqueime e Alcantarilha.

Segundo as contas da comissão de utentes da Via Infante (A22), uma viagem entre Faro e Portimão vai custar cerca de 10 euros. "Por semana, o utente vai gastar 50 euros e, ao final do mês, são 200 euros", argumentou João Vasconcelos, acrescentando que a Via do Infante nem sequer reúne as características para ser uma autoestrada e ser portajada.

A comissão de utentes da Via Infante acredita que as medidas de austeridade anunciadas na quarta feira pelo Governo, nomeadamente a subida do IVA e cortes nos salários dos funcionários públicos, vai ainda dar mais força à luta contra as portagens.

A comissão de utentes da Via Infante foi criada este mês no Algarve e pretende ser heterogénea e o mais alargada possível a toda a sociedade, desde que o "objetivo seja lutar contra as portagens no Algarve, porque é uma decisão injusta", explicou João Vasconcelos.

As comissões de utentes das SCUT estão a preparar uma manifestação de protesto a nível nacional para a primeira semana de outubro, mês em que uma resolução do Governo impõe o início do pagamento de portagens nas SCUT do Norte.

0 comentários: