Comissão de utentes da Via Infante apela a buzinão na EN-125
A  comissão de utentes da Via Infante apelou aos algarvios para que se  desloquem à Estrada Nacional 125 (EN-125) entre as 17h00 e as 19h30 do  próximo dia 08 e acionem um buzinão de protesto contra as portagens.
O  Governo aprovou recentemente uma resolução que fixa a cobrança de  portagens nas autoestradas sem custos para o utilizador (SCUT) no  Interior Norte, na Beira Interior, Litoral e Alta e no Algarve,  conhecida como a Via do Infante, até 15 de abril de 2011.
Em  conferência de imprensa, o grupo de cidadãos algarvios anunciou que vai  aderir ao protesto de luta nacional para tentar travar as portagens nas  SCUT e que a forma de luta delineada passa pelo apelo aos  automobilistas para convergirem para a EN-125 com um buzinão no dia 08.
"Vamos  participar no protesto nacional e o que propomos às pessoas é que  confluam para a EN-125 com um grande buzinão" ou que "façam o buzinão  nos acessos às cidades", declarou João Vasconcelos, elemento da comissão  de utentes da Via Infante (A22), adiantando que o ponto de circulação  do protesto vai ser entre Boliqueime e Alcantarilha.
Segundo  as contas da comissão de utentes da Via Infante (A22), uma viagem entre  Faro e Portimão vai custar cerca de 10 euros. "Por semana, o utente vai  gastar 50 euros e, ao final do mês, são 200 euros", argumentou João  Vasconcelos, acrescentando que a Via do Infante nem sequer reúne as  características para ser uma autoestrada e ser portajada.
A  comissão de utentes da Via Infante acredita que as medidas de  austeridade anunciadas na quarta feira pelo Governo, nomeadamente a  subida do IVA e cortes nos salários dos funcionários públicos, vai ainda  dar mais força à luta contra as portagens.
A  comissão de utentes da Via Infante foi criada este mês no Algarve e  pretende ser heterogénea e o mais alargada possível a toda a sociedade,  desde que o "objetivo seja lutar contra as portagens no Algarve, porque é  uma decisão injusta", explicou João Vasconcelos.
As  comissões de utentes das SCUT estão a preparar uma manifestação de  protesto a nível nacional para a primeira semana de outubro, mês em que  uma resolução do Governo impõe o início do pagamento de portagens nas  SCUT do Norte.

0 comentários:
Enviar um comentário