sábado, outubro 02, 2010

Comissão de utentes da Via do Infante apela ao buzinão

Foto
d.r. Ver Fotos »
Buzinão

A Comissão de Utentes da Via do Infante/A22 vai aderir à jornada nacional de protesto contra a introdução de portagens nas até agora denominadas vias sem custo para o utilizador (Scut), no próximo dia 8 de Outubro, e apela aos algarvios para utilizarem o buzinão como forma de contestação.
Durante uma conferência de imprensa, realizada ao final da tarde de quinta-feira, o líder da comissão João Vasconcelos anunciou que o protesto algarvio irá estar concentrado na Estrada Nacional 125 e nas entradas das principais cidades algarvias, entre as 16h30 e as 19h00.

«Vamos essencialmente procurar demonstrar que, requalificada ou não, a EN 125 não é alternativa à Via do Infante», argumentou João Vasconcelos.

Quanto às formas de protesto, a ideia passa por concentrar o maior número de viaturas na EN 125, de forma a congestionar a estrada. Em alternativa, a concentração começa entre as localidades de Boliqueime e Alcantarilha.

Na mesma linha, os organizadores apelam aos automobilistas para fazerem buzinões ao longo da EN 125 e na entrada das principais cidades algarvias, ao final da tarde de sexta-feira da próxima semana.

De acordo com João Vasconcelos, a recém-criada estrutura que pretende lutar contra a introdução de portagens já solicitou reuniões com todas as forças políticas e desafiou as principais associações comerciais e empresariais da região a juntar-se ao protesto.

Durante a conferência de imprensa, realizada em Faro, Vasconcelos chamou igualmente a atenção para custos das portagens nos orçamentos das empresas e utilizadores regulares.

Apelou ainda a que todos os utilizadores da A22 assinem a petição online contra a introdução de portagens (ver link), que será depois apresentada à Assembleia da República.

Depois de meses de impasse, a decisão de cobrar de portagens nas vias sem custo para o utilizador (SCUT) ainda isentas foi formalizada a 9 de Setembro, através de uma resolução do Conselho de Ministros.

Na Via do Infante, as portagens serão introduzidas até ao dia 15 de Abril de 2011.

Durante um ano, estará em vigor um regime de isenções para as primeiras 10 utilizações mensais.
In Barlavento

1 comentários:

A CHISPA ! disse...

Caro j. Vasconcelos
A luta contra as portagens, não é porque os utentes não tenham outra alternativa, mas sim porque as SCUT foram construídas com o principio de isenção para os seus utilizadores,e assim sendo é esta isenção que importa manter, caso contrário lá mais para a frente em nome das dificuldades financeiras autárquicas qualquer troço rodoviário terá que pagar taxas.
A luta a propor deve ser,não se utilizar as SCUTs enquanto estiverem portajadas, e para ganhar os utentes para a ideia é necessário desenvolver todos os tipos de protesto que podem ir dos BUZINÕES até às BARRAGENS de ESTRADA.
Não se preocupe com os interesses dos capitalistas proprietários das fábricas que menciona,porque esses têm as suas associações para os proteger junto dos governos capitalistas.

Quanto às medidas de austeridade que o governo fez anunciar o candidato M.Alegre não se opõe a elas,apenas reclama que se devia de ter mais em conta a banca e mais equidade na distribuição das medidas,sabendo nós o que representa esta EQUIDADE nas mãos do governo.